Fonte da juventude ??

Essa  história que eu vou contar agora aconteceu com uma mulher  inteligente que estava fazendo uma palestra. Diz  ela:
‘Mês passado participei de um evento  sobre o Dia da Mulher.
Era um bate-papo com uma platéia  composta de umas 250 mulheres de todas as raças, credos e idades.  E por falar em idade, lá pelas tantas, fui questionada sobre a  minha e, como não me envergonho dela, respondi.
Foi um  momento inesquecível…
A platéia inteira fez um  ‘oooohh’ de descrédito.
Aí fiquei pensando:  ‘pô, estou neste auditório há quase uma hora exibindo  minha inteligência, e a única coisa que provocou uma reação  calorosa da mulherada foi o fato de eu não aparentar  a idade que tenho?
Onde é que nós estamos?’

Onde não  sei, mas estamos correndo atrás de algo caquético chamado  ‘juventude eterna’.
Estão todos em busca da  reversão do tempo..

Acho ótimo, porque decrepitude também  não é meu sonho de consumo, mas cirurgias estéticas não dão conta  desse assunto sozinhas.
Há um outro truque que faz com  que continuemos a ser chamadas de senhoritas mesmo em idade  avançada.
A fonte da juventude chama-se  mudança.

De fato, quem é escravo da repetição está  condenado a virar cadáver antes da hora.
A única maneira  de ser idoso sem envelhecer é não se opor a novos comportamentos,  é ter disposição para guinadas.
Eu pretendo morrer jovem aos  120 anos.
Mudança, o que vem a ser tal  coisa?

Minha mãe recentemente mudou do apartamento  enorme em que morou a vida toda para um bem  menorzinho.
Teve que vender e doar mais da metade  dos móveis e tranqueiras que havia guardado e, mesmo tendo feito  isso com certa dor, ao conquistar uma vida mais compacta e  simplificada, rejuvenesceu.

Uma amiga casada há 38  anos cansou das galinhagens do marido e  o mandou passear, sem temer ficar sozinha aos 65 anos.  Rejuvenesceu.

Uma outra cansou da pauleira  urbana e trocou um baita emprego por um não tão bom, só que em  Florianópolis, onde ela vai à praia sempre que tem  sol. Rejuvenesceu.

Toda mudança cobra um alto preço  emocional.
Antes de se tomar uma decisão difícil, e durante a  tomada, chora-se muito, os questionamentos são inúmeros, a vida se  desestabiliza.
Mas então chega o depois, a coisa feita, e  aí a recompensa fica escancarada na  face.

Mudanças fazem  milagres por nossos olhos, e é no olhar que se percebe a tal  juventude eterna. Um olhar opaco pode ser puxado e repuxado por um  cirurgião a ponto de as rugas sumirem, só que continuará opaco  porque não existe plástica que resgate seu brilho. Quem dá brilho  ao olhar é a vida que a gente optou por  levar.
Olhe-se no  espelho.

Texto  de Martha Medeiros – jornalista e escritora.
 

 

Esse post foi publicado em Saúde e bem-estar. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário